Eva: A importância de vigiar

Entenda com a história de Eva como podemos ser mulheres vigilantes em tudo que vemos, ouvimos, falamos e vivemos.

Entenda com a história de Eva como podemos ser mulheres vigilantes em tudo que vemos, ouvimos, falamos e vivemos.

A primeira mulher do mundo chamada Eva, como já sabemos, foi enganada pela serpente assim como a Bíblia conta em Gênesis capítulo três.

Essa história pode nos alertar sobre como devemos agir em determinadas situações. Então, que nós possamos estar atentas aos ensinamentos que a vida dessa mulher nos traz.

O risco de ouvir quem não devemos

O fato de Eva ter dado ouvidos a serpente, mostra o quanto é perigoso abrir os nossos ouvidos para conversas que não nos edificam. Pois corremos o risco de viver coisas que não desejamos.

Veja como é importante que nossos ouvidos estejam atentos para ouvir aquilo que é bom. Porque a própria palavra de Deus diz que a fé vem pelo ouvir o que está nas escrituras.

Porque se ouvirmos o que é errado, com o tempo também vamos ter fé nisso. Por isso não podemos nos deixar levar e muito menos flertar com o perigo.

Qual sua atitude quando alguém te traz confusões e incertezas?

Tente imaginar como seria você no lugar de Eva. Qual seria sua postura quando a serpente chegasse falando coisas que te levassem a duvidar de Deus? Reflita sobre isso.

Esteja pronta para fugir dessas armadilhas, pois o inimigo de nossas almas só quer uma oportunidade de lançar uma semente de incerteza, principalmente dúvidas sobre a palavra de Deus.

Perceba que ela conhecia o próprio Deus e ouviu Suas palavras diretamente dEle. Mesmo assim, aquela serpente conseguiu colocar questionamentos na cabeça de Eva.

Além disso, nossa mente consegue facilmente acreditar que um pensamento é algo real, se ficarmos pensando muito nisso. Ou seja, as dúvidas de Eva ficaram vagando pela mente dela por muito tempo.

Não deixe que ninguém coloque dúvidas em sua mente, tenha atenção nisso e sempre peça força ao Senhor para vencer essas batalhas.

Não seja descuidada como Eva

De tanto ouvir a serpente, Eva desejou ter a sabedoria de Deus e esqueceu que ela já tinha muito mais dEle, pois ela era imagem e semelhança do próprio Deus.

Para passar por situações difíceis como essa, devemos ter nossos olhos focados em Cristo. E devemos ter sabedoria para identificar e imediatamente lutar contra  qualquer tentativa do inimigo.

Sempre devemos buscar conhecimento e sabedoria

eva

O campo de batalha das nossas vidas não são as circunstâncias que estão à nossa volta ou situações exteriores ao nosso redor, e sim, na nossa mente. O principal campo de batalha é interno. Onde derrotamos aquilo que quer nos destruir.

Por isso Paulo repetia tanto sobre renovação de mente. 

Então, diante dessas coisas que você sabe que não são de Deus para sua vida, a primeira atitude é nem ouvir o que querem tanto te falar.

O inimigo não tem nada bom para te oferecer, além disso o principal objetivo dele é matar, roubar e destruir você e sua família. Então, esteja preparada para a guerra. 

Nossas atitudes e pensamentos devem engrandecer o nome de Deus

Nós precisamos fazer um culto racional, onde tudo que somos e temos, glorifique o nome do Senhor. 

A palavra de Deus diz que devemos meditar em coisas boas, especificamente em Filipenses 4:8:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Esse é o sacrifício que Deus quer de nós, que nossas atitudes e pensamentos honrem o nome de Deus. 

Quando as circunstâncias chegarem e o inimigo tentar te cercar com tantas coisas, lembre-se de que é você que deve se desfazer daquilo que te prende. E faça isso sem olhar para trás.

Não se apegue as coisas daqui

Não seja apegado a bens e coisas dessa terra, pois do que adianta ter tudo e não ter aquEle que te entrega todas essas coisas.

O cuidado de Deus não é com as coisas, e sim com os filhos, que somos nós. Como filhas amadas do Pai, Ele não nos deixa faltar nada.

Então fique atenta para que o mundo não diga que te falta algo. Acreditar nessas mentiras é o que faz as pessoas se afastarem de Deus.

Para aqueles que andam com Deus não falta amor, provisão, luz, suprimento, direção, calor. Pois Deus é uma fonte inesgotável de recursos, mas para fazer parte disso é uma decisão totalmente nossa.

Correr para Cristo ao menor sinal de mentiras do inimigo, faz com que você renove suas forças e sua fé em Deus. 

O inimigo planta a dúvida, para que ela cresça em nossas mentes e ele possa ver Deus cumprindo com a justiça dEle. 

Foi assim com Adão e Eva, comer o fruto fez com que eles morressem espiritualmente e Deus teve que tomar uma atitude por conta da desobediência.

Lembre-se também, que o pecado não é algo que acontece do nada, geralmente é algo pensado, algo que já vinha sendo articulado em nossa mente.

Você não pode impedir que os pensamentos venham, mas você pode não alimentar esse pensamento, até o ponto de ele não achar morada em você.

Deus não esconde as coisas de nós, pelo contrário o erro de alguém pode nos ensinar para que não seja preciso eu cometer também.

Vigie aquilo que você vê, pensa e faz. A melhor forma de se policiar e discernir o que é certo e errado, é estar sempre na presença de Deus.

Há dois caminhos para ganhar sabedoria e obter sucesso na vida, o terceiro pode não dar certo; o primeiro e infalível, é pela prática da Palavra, sendo o mais inteligente; segundo, por imitação do modelo correto, que é o mais fácil; o terceiro caminho, é pela experiência, que é o mais difícil e não garante um final feliz”

Rodrigo Rissi (adaptado)

Escute o áudio que deu origem ao artigo:

Para aprimorar seus estudos, medite na Palavra de Deus

https://www.bibliaonline.com.br/

Posts recentes

0